Translate

domingo, 10 de abril de 2016

“IMPRENSA É OPOSIÇÃO. O RESTO É ARMAZÉM DE SECOS E MOLHADOS”




“IMPRENSA É OPOSIÇÃO. O RESTO É ARMAZÉM DE SECOS E MOLHADOS” disse sabiamente Millôr Fernandes, um dos pensadores que melhor explicou o Brasil.

Vendo essa insanidade geral que tomou conta do país nos últimos tempos, fico admirando os xingamentos e posicionamentos radicais de amigos, conhecidos, desafetos e desconhecidos.

Os que são contra o Impeachment dizem que a Rede Globo tem um poder divino, capaz de mudar a realidade como uma Matrix; outros acusam a Veja de poder modificar, através das suas páginas (a serviço dos "coxinhas" e da "Dona Zelite"), os fatos e as fotos dos acontecimentos.

Coisa de uns poucos anos atrás, quem era oposição lia Veja e quem apoiava o governo lia a Isto É e acusava os leitores de Veja de serem todos alienados e manipulados porque não concordavam que vivíamos nos melhores tempos e no melhor país do mundo.

Agora a Isto É também faz a crítica ao que está acontecendo (nesta semana com um excelente texto sobre o terrorismo oficial e a transformação do Palácio do Planalto em palanque eleitoral) e o que me dizem os que antes se guiavam por ela?

Que também entrou para a conspiração da Imprensa Golpista?

Ao longo dos anos trabalhei em jornais, agências de publicidade e participei de campanhas políticas. Nunca trabalhei em fábrica de alimentos. Mas aprendi um velho adágio que diz que “jornal, política e linguiça, se soubessem como era feito, ninguém comprava”.

Então, caros amigos e caras amigas, não existe imprensa isenta: o dono do veículo tem sua opinião e o jornal ou revista a reflete. Eles não são o Evangelho nem o Corão. A gente lê, se informa, forma a própria opinião e concorda ou discorda.

Uma vez Chateaubriand chamou um repórter e disse que a matéria dele estava muito boa mas não seria publicada, pois ia de encontro à opinião do jornal.

O jornalista respondeu que era a sua opinião e que ele não a modificaria.

Chateaubriand respondeu: “Concordo com você, também defendo a minha opinião e por isso sou o dono do jornal. Se você quer publicar sua opinião, seja dono do seu próprio jornal”.

Atualmente, com um smartphone, tablet ou computador, todos têm na ponta dos dedos o seu próprio jornal.

Este é o meu.


Boa leitura!

17 comentários:

  1. Caros amigos e amigas: sintam-se a vontade para comentar. Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Nesta Babel e no caos em que vivemos atualmente, acho pertinente uma opinião sensata, e que sabe discordar sem agredir.

    Parabéns, vida longa ao blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Canto da Boca. Espero continuar com sensatez sem perder o senso de humor!

      Excluir
  3. Olá Laílson, Adorei o texto. As pessoas (bem, a maioria, ao menos) perderam esta capacidade de ver, ler e ouvir diferentes pontos de vistas e opiniões e, a partir disto, formar suas próprias conclusões.

    Continue com estes textos e com o seu fino humor de sempre!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Leo. Cada ser humano deve pensar por si e compreender que necessitamos de todos os tipos para fazer um mundo! Tentar impor o pensamento único é atentar contra o pensamento.

      Excluir
  4. Lailson, que maravilha sua presença, sua opinião e seu olhar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Toni. Espero manter sempre o texto interessante e as opinões coerentes e bem humoradas!

      Excluir
  5. É isso aí, quem é o dono da bola faz as regras do jogo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois não é, Seu Ronaldo? A gente aprende a ler para saber diferenciar as coisas e não para deixar os outros pensarem por nós!

      Excluir
  6. Estamos numa época em que temos de pensar duas vezes em pedir uma coxinha numa lanchonete ou sair de casa com uma camisa vermelha

    ResponderExcluir
  7. Respostas
    1. Grande Orlando! Vamos aos poucos fazendo um jornal! Abraço!

      Excluir
  8. Parabéns, Laílson, pelo novo blog. A você, meu irmão mais velho, digo que sua contribuição ao debate público será inestimável. Vida longa a você e ao blog. Abração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Cláudio Oliveira, uma das cabeças pensantes mais coerentes que conheço! Obrigado pelas palavras. Espero manter o texto interessante e o humor na medida. Grande abraço!

      Excluir
  9. Que beleza! Simples e direto! É isso aí! Parabéns e fique certo de que estarei sempre por aqui! Você é um grande artista e tem opiniões bem claras! Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um prazer e uma alegria tê-lo entre os leitores do blog, commandante Gusmmano! Grande Abraço!

      Excluir

Caros amigos e amigas: sintam-se a vontade para comentar. Abraços!